sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cinema...

Eu sou um fã incondicional de cinema!
Como dizia o nosso saudoso Lauro Dérmio (em grande num post abaixo)
" Always watch gud Moves "
Bem, eu vejo excelentes, bons, assim-assim, maus e até mesmo péssimos, consumo imenso cinema e como a "Maria" partilha do mesmo gosto, muito do nosso lazer é à volta de um filme!
Ontem saiu a lista de nomeações para os Oscares, normalmente discordo em absoluto das decisões da Academia, então o ano passado foi gritante, os filmes por eles indicados eram... como dizer isto de uma forma simpática... eram uma "merda"... E nunca lhes perdoarei terem-se esquecido do "meu" Se7en... Mas enfim... Perdoa-lhes Deus porque eles não sabem o que fazem...
Voltando a 2009, isto é, aos filmes de 2008... Gostei deste ano! Tivemos grandes películas e melhores performances de representação, argumentação, realização e até de criação de música para filmes.
Apesar da maior parte dos filmes de 2008 serem lançados nas salas de cinema em 2009, para aproveitar o elan que uma nomeação sempre acarreta, já vi alguns deles, dos principais candidatos faltam-me "MILK", "The Reader", "Doubt" e "Frost/Nixon". Do que vi até agora realço o "Blindness" bom filme, muito cru, boa realização e claro excelente argumento adaptado. "Benjamin Botões" pelo desempenho de Brad Pitt, finalmente uma nomeação num papel principal e notório! O filme em si considero pobre, não gostei do argumento por isso... O "joker" deve ter uma estatueta garantida, ainda que não fosse pelo desempenho, que é enorme, a Academia gosta destas coisas dos mártires...
O filme do ano é o "Milionário das favelas" "Slumdog Millionaire" do Danny Boyle, o filme é espantoso! Um filme passado na Índia, com uma sinopse que à primeira leitura nos leva a desconfiar, com uma música de inspiração tecno-hindu muito, mas mesmo muito, duvidosa, revelou-se uma "maravilha". Intenso, divertido, magnético, viciante, emotivo... realização a roçar a perfeição, actores perfeitamente desconhecidos mas com desempenhos nada desprezíveis, banda sonora engrançadissíma aliás, 2 das músicas estão nomeadas, montagem artística sublime, trabalho de câmara atento, enfim, todos os condimentos, caril incluído, que um filme deve ter! Aconselho vivamente a verem, estreia em Portugal dia 05/02!

Jai Ho

Sem comentários: